REFRIGERANTES - seus males



O consumo regular de açúcares encontrados em altos níveis nos refrigerantes pode causar transformações no cérebro, segundo pesquisa. O consumo da bebida a longo prazo levou à hiperatividade e alterações nas proteínas do órgão, características semelhantes às que foram observadas em doenças como câncer e Alzheimer. As informações são do Daily Mail. 
​A pesquisa foi feita em ratos, mas os cientistas australianos disseram que fornece evidências de que uma dieta açucarada tem consequências graves também nos humanos. Segundo a pesquisadora Jane Franklin, os ataques cardíacos, diabetes, ganho de peso, ossos frágeis, câncer de próstata, fraqueza muscular e paralisia podem ser consequências de uma dieta rica em refrigerante. Os pesquisadores da Sociedade para a Conferência Anual da Neurociência disseram que “há um grande corpo de pesquisa que analisou as implicações de uma dieta rica em sacarose para a saúde cardiovascular, obesidade e desenvolvimento de diabetes, porém pouco se sabe sobre as consequências para a saúde mental e a função de células do cérebro”. No entanto, Jane reforçou que o consumo da bebida deve ser controlado. 

Já imaginou o que acontece com seu organismo depois de tomar uma Coca-Cola geladinha? Veja aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola. 

Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio "alto", se é que vocês me entendem. 

10 minutos - Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos - O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos - A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos - Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos - O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos - A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos - O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se você for fumante.

Mas não tem problema, toma outra Coca-Cola aí que vai fazer você se sentir melhor.


(extraído do blog O BLOG RESUMIDO – com adaptações)

(texto adaptado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A famosa lenda dos grãos de trigo

DIA DOS PAIS