O fenômeno Bullying (Na Escola)
O termo está relacionado aos comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram sem possibilidade de defesa. Tais comportamentos não apresentam motivações justificáveis. O alunos mais fortes utilizam-se dos mais frágeis como objetos de diversão ou poder, com o intuito de os maltratar,humilhar ou amedrontá-los.
As formas de bullying são verbal, física, psicológica, sexual e até mesmo virtual (por meio de ferramentas tecnológicas como celulares e internet.
Por serem mais agressivos e utilizarem a força física, as atitudes dos meninos são mais visíveis. Já as meninas costumam praticar bullying com a intriga, fofoca e isolamento de colega.
Por serem mais agressivos e utilizarem a força física, as atitudes dos meninos são mais visíveis. Já as meninas costumam praticar bullying com a intriga, fofoca e isolamento de colega.
A escola tem papel preponderante de responsabilidade nos casos de bullying, pois é lá onde os comportamentos agressivos e transgressores se evidenciam. A autoridade máxima da instituição deve acionar os pais, os Conselhos Tutelares ou outros órgãos de proteção à criança e ao adolescente. Em situações que envolvam atos infracionais a escola também tem o dever de fazer a ocorrência policial. Dessa forma, os fatos podem ser devidamente apurados pelas autoridades competentes e os culpados responsabilizados. Tais procedimentos evitam a impunidade e inibem o crescimento da violência e da criminalidade entre os jovens.
A identificação logo de início do bullying pelos responsáveis - professores e pais - é de vital importância. Normalmente as crianças e adolescentes não relatam seus sofrimentos ocorridos na escola, por sentirem medo de haver represálias e também pela vergonha que normalmente sentem.
Os pais não podem jamais hesitar em buscar ajuda de profissionais da área da saúde mental para afastar este sofrimento que atinge os seus filhos.

Comentários
Postar um comentário