Dia de finados
O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. (...) A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; JóMt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos. 1,18-20;
Os Protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes e evangélicos, pelo fato de serem, Ansinus in cathedra, não reconhecem a canonicidade deste livro e nem a legitimidade desta doutrina, uma vez que o Protestantismo não se submete às tradições católicas.
Segundo a interpretação protestante, a Bíblia diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há em Cristo Jesus e que esta fé seja declarada durante sua vida na terra (Hebreus 7.24-27; Atos 4.12; 1 João 1.7-10) e que, após sua morte, a pessoa passa diretamente pelo juízo (Hebreus 9.27) e que vivos e mortos não podem comunicar-se de maneira alguma (Lucas 16.10-31).
Os Protestantes observam o dia de Finados para lembrar das coisas boas que os antepassados deixaram, como o legado de um caráter idôneo, por exemplo. Mas acreditam que as pessoas precisam ser cuidadas, unicamente, enquanto estão vivas. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Fi%C3%A9is_Defuntos)
No dia de finados, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida. Porém, em determinadas culturas, como no México, os mortos são homenageados com grandes festas.
Símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos: os crisântemos e as velas, os primeiros representam o sol e a chuva, a vida e a morte, e os segundos significam a luz do falecido (as coisas boas que ele deixou para seus parentes vivos).
Hojé é dia de finados, é um dia de amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. Celebre a vida eterna dos seus entes falecidos. A energia de meus e teus antepassados continuará para o
todo sempre. O corpo em que os conhecemos não existe mais - eles são agora ou fazem parte de uma nova energia. Nosso bom DEUS continua a os embalar com seu amor eterno.

Comentários
Postar um comentário