Existe Bateria Viciada ?



Vou dar dicas a respeito dos tipos usuais de baterias existentes no comércio e esclarecer a respeito do famigerado efeito memória ou da bateria viciada. 
Basicamente existem 3 tipos de bateria no mercado: baterias de níquel-cádimo (NiCd), baterias de hidreto metálico de níquel (NiMH) e, as baterias de íon-lítio (Li-Ion). Abaixo seguem detalhes resumidos a respeito das suas características.

Baterias de níquel-cádmio (NiCd)
A bateria de níquel cádmio é/era a bateria com mais tempo de uso no mercado. São usadas comercialmente desde 1950. É a avó das baterias recarregáveis dentre as citadas.  Apesar do seu baixo custo, elas estão quase fora do mercado, e existem fatores para isso como a toxicidade do material utilizado na sua fabricação (cádmio) que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana (precisam ser recicladas). Além disso, possuem uma vida útil relativamente curta e, de grande importância, elas sofrem com o chamado efeito memória.
As baterias de NiCd preferem carga rápida ao invés de carga lenta e carga pulsada ao invés de carga contínua. As outras baterias citadas preferem carga e descarga moderadas. Como se vê, a bateria de NiCd não pode ficar em carregador por vários dias e ser usada somente ocasionalmente, por breve período. Uma descarga completa é tão importante que, se omitida, poderão ser formados grandes cristais nas placas das células (o chamado efeito memória) e a bateria irá gradualmente perder sua capacidade. Se mantida adequadamente, a bateria NiCd pode chegar a 1000 ciclos de carga e descarga. As baterias de NiCd permitem recargas em baixas temperaturas. Tem uma alta taxa de autodescarga precisando ser carregada periodicamente quando armazenada.
Por tudo isso, a introdução de novas baterias com densidade de energia maior e metais menos tóxicos está causando a migração da NiCd para tecnologias mais recentes, principalmente para a de Ni-Mh e Li-íon.

Baterias de hidreto metálico de níquel (Ni-MH)
Apesar do funcionamento semelhante ao das baterias de NiCd, as baterias de NiMH são feitas de material não poluente. Pode-se afirmar que, atualmente, face à evolução da tecnologia empregada, as baterias de Ni-NH são praticamente resistentes ao efeito da bateria viciada. 

A bateria de níquel metal hidreto tem uma alta densidade de energia se comparada com as baterias NiCd.  As modernas baterias de NiMH oferecem até 100% a mais de densidade de energia em comparação com as baterias de NiCd. Tanto as baterias NiCd como as baterias NiMH têm uma alta taxa de autodescarga.  Inicialmente mais caras que as baterias NiCd, atualmente as baterias NiMH têm preço bem próximo ao das baterias NiCd. Repetidos ciclos de carga e descarga profunda reduzem a vida útil da bateria. Seu desempenho se deteriora após 200 a 300 ciclos. Devemos dar descargas parciais ao invés de descarga profunda nas baterias NiMH. As baterias NiMH geram mais calor durante o processo de carga e requerem um maior tempo de carga que a NiCd. Atualmente, com os carregadores de baterias inteligentes esse problema foi resolvido. O desempenho deste tipo de bateria se deteriora se armazenada em elevadas temperaturas e por isso as baterias NiMH devem ser armazenadas num local fresco.
Baterias de íon-lítio (Li-Ion)
O mais recente dos tipos de bateria possui inúmeras vantagens sobre os outros tipos de bateria. Podem armazenar muito mais energia, propiciando tempo de uso maior sem necessidade de recarga, além de serem mais leves. A bateria íon-lítio não é  afetada pelo efeito memória (Elas não viciam). São atóxicas (não é necessário o descarte), com capacidade de carga duas vezes maior que as de Ni-MH e três vezes maior que as de NiCd. São mais caras que as outras e precisam ser utilizadas dentro de padrões rígidos de segurança.
Ela é frágil e requer um circuito de proteção para manter uma operação segura. A auto-descarga é menor que a metade comparado com as de NiCd e NiMH. Além disso, a bateria apenas deve ser parcialmente carregada quando armazenada. Armazenamento prolongado não é recomendado para baterias de Lítio-Íon. Atualmente, a maioria dos celulares, câmeras digitais e notebooks já vêm equipados com esse tipo de bateria.

QUANTO ÀS VICIADAS. As baterias ficam viciadas se não realizarmos um ciclo de carga/descarga ? Ou seja, deveremos aguardar sempre que a bateria seja inteiramente descarregada para a carregar totalmente ?


O fenômeno de memória pode ser explicado, em termos  leigos, como a perda de capacidade em baterias  de serem recarregadas, ou seja, é impossível carregá-la por completo, após certo uso (Isso se deve principalmente ao ato de recarregar a bateria com ela não totalmente descarregada).
Na verdade, o problema com a bateria  está localizado em seu interior, ocasionado por uma formação cristalina, que impede o uso normal  e o seu carregamento.Mas não vou entrar em detalhes ... o que interessa é usar corretamente as baterias sem que elas estraguem.


IMPORTANTE: Atualmente (e desde uns 5 anos) os portáteis como os celulares, notebooks e netbooks utilizam baterias de íons de lítio, assim não sofrem mais o  efeito memória. Portanto, você poderá ligar o equipamento à tomada a qualquer momento, sem precisar esperar a carga acabar.


Como realizar as recargas destas baterias (as novas) ?


1) Carregue a bateria de Ni-Mh e Lítio-Íon freqüentemente, exceto antes de um longo armazenamento. Evite repetidas descargas profundas. Mantenha fresca estas baterias. Previna armazenar a bateria em um carro quente. Nunca congele uma bateria. Pode refrigerar ? Pode.
2) Se o seu laptop é capaz de funcionar sem uma bateria e a energia elétrica for usada a maioria do tempo, remova a bateria e a armazene em um local fresco.
3) Jamais guarde a bateria com carga abaixo de 10%. A bateria guardada vai perder o resto de carga e pode chegar a 0%. Se chegar ... ainda bem que tens dinheiro para poder comprar.
4) Armazenar a bateria em um lugar fresco desacelera o processo de envelhecimento de qualquer das três baterias regarregáveis referidas. 
5) Fornecedores recomendam armazenar a 15°C. Os fabricantes recomendarem o armazenamento de baterias recarregáveis a aproximadamente 40% da carga.
6) Com baterias de íons de lítio, descarregar completamente e carregar  a bateria apenas quando estiver totalmente descarregada é completamente inútil e até prejudicial.

A melhor resposta para a pergunta proposta é que não são mais fabricadas as famigeradas baterias viciadas. Mas sempre existe alguém saudosista querendo vender e outro querendo adquirir ...

Obrigado leitor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A famosa lenda dos grãos de trigo

DIA DOS PAIS