A Importância do tipo de água para os peixes
Os peixes podem ter origens diferentes. Deveremos escolher os de mesma espécie para habitar um aquário, para que eles possam viver mais tempo. Fator preponderante para a sobrevida é serem colocados em água compatível com aquela de onde provieram. Quando montamos um aquário usamos a água da torneira ou em alguns casos a água mineral. Também importante são os casacalhos, conchas e outros ornamentos que vão ficar na companhia dos peixes. Mas cuidado...
Os peixes são divididos normalmente quanto à temperatura e quanto ao pH . Quanto à temperatura, os peixes podem ser: de água fria (peixes que vivem à temperatura ambiente mesmo no inverno. Não necessitam de aquecimento na água), de água temperada (temperatura perto de 24 ° C - a maior parte dos peixes normalmente encontrados) e de água tropical (temperaturas mais quentes).
Quanto ao pH os peixes podem ser divididos em: de água ácida (peixes que vivem bem em água com pH menor de 7), de água neutra (pH = 7) e de água alcalina (pH acima de 7) . (NOTA: o índice pH varia conforme a temperatura).
Existem no mercado tamponadores (agente tampão) que ajudam a manter o pH de uma solução em um valor determinado, conforme a características dos peixes do aquário. Porém, esses produtos têm seus limites. A função desses é conduzir uma solução ácida ou alcalina a um certo pH e prevenir a mudança deste pH.
Deveremos ter cuidado com o que colocamos junto aos peixes. A composição química da água pode ser alterada por cascalhos, pedras ou ornamentos, já que esses podem lentamente ou rapidamente liberar substância que pode alterar o pH. Então, é interessante acompanhar o pH da água do aquário, adquirindo algum marcador deste índice, para manter a saúde dos nossos peixes.
Há líquidos e cartões vendidos em agropecuárias que indicam o pH, ou seja, o líquido ou o cartão ao serem colocados em contato com a substância de teste ficam com certa cor que identifica, no caso, o tipo da água: ÁCIDA ou ALCALINA e aí poderemos manter as características da água nos níveis de pH desejados.
É bom saber que a água que sai das nossas torneiras é um pouco ácida, e peixes sensíveis podem não suportar.
Deveremos atentar que ao elevar ou abaixar o pH do aquário com corretivo o valor alterado pode retornar ao seu valor anterior, e no retorno, os peixes podem sofrer um choque de pH e soçobrarem.
Medida de pH:
O pH pode ser determinado usando um medidor de pHeletrodo (também conhecido como pHmetro) acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodoeletrodo de vidro, que na verdade, é um eletrodo do tipo "íon seletivo".
O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol.
Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul). (trecho extraído do http://pt.wikipedia.org/wiki/PH)
Assim, muito atentos com corretivos ... o melhor é tentar sempre iniciar com a água certa sem correr os riscos apontados.
Obrigado.
Comentários
Postar um comentário