Do-In X dor de cabeça



Se você está com cefaléia, e muitas vezes já passou por noites mal dormidas, existe solução rápida em lugar de tomar comprimidos. É uma possibilidade que utilizo bastante vezes e que para mim caiu do céu.
Há tempos atrás, um amigo me ajudou a resolver esse problema. Ao observar que eu não podia agüentar mais de enorme dor de cabeça, e eu não queria ir ao pronto-socorro e nem utilizar analgésico, aplicou uma técnica chinesa que para mim era desconhecida, denominada DO-IN ou acupressão. A partir daí foi um achado: se estava com dor de cabeça e pressionava o ponto em minha mão em que ele havia me indicado, a dor diminuía rapidamente e acabava por desaparecer. Após várias crises,  orientado pelo amigo, assimilei a técnica e passei a utilizar muito o recurso. Aceitei a idéia que aquilo que me foi ensinado foi quem acabara de vez com a famigerada dor de cabeça. Até hoje uso a técnica DO-IN para espantar este mal e em raríssimos casos aposto em comprimidos.
Em certas pessoas os analgésicos ou seu uso contínuo fazem mal, transforma, ao longo do tempo, a dor que não era diária em uma dor de cabeça que se manifesta todos os dias. Estudos revelam que basta usar analgésicos mais de duas vezes por semana, por mais de três meses seguidos, para que isto já possa ocorrer.
O DO-IN não se confunde com a acupuntura. A grosso modo, enquanto a última se utiliza de agulhas em certos pontos do corpo aquele é o aplicar e apalpar de dedos também em  determinado local. Ambas teorizam que há uma energia vital conhecida como chi que viaja através do corpo por caminhos chamados de meridianos. Na acupressão (DO-IN) e na acupuntura, a maioria do trabalho do terapeuta se concentra em torno de 14 meridianos.  Segundo a teoria, uma pessoa acaba se sentindo mal ou está doente porque há um bloqueio no fluxo do chi . Para liberar a energia bloqueada, ou para alterar o fluxo de energia para uma outra área, o terapeuta de DO-IN pressiona um ponto de acupuntura. Os especialistas desta terapia afirmam que há mais de 300 pontos de acupuntura ao longo dos 14 meridianos. O ponto de acupuntura para fazer desaparecer a dor de cabeça  está localizado no meridiano do intestino grosso.
A prática japonesa do Shiatsu, é similar à acupressão. Na acupressão e no shiatsu, os polegares são os mais usados para aplicar pressão, embora outros mecanismos coporais possam ser usados em algumas terapias. O grau de pressão aplicada e a duração variam (pode chegar a vários minutos). O tratamento pode ser feito em uma única vez ou em várias sessões.
Se os chineses e japoneses utilizam a acupuntura e o técnica dos dedos há muitos anos para curar os efeitos de várias doenças, está na hora de praticar este aprendizado, pode ser que acabe com o seu mal.
É uma sugestão prática e urgente para quem está longe ou impossibilitado em procurar assistência médica.
Obrigado pela atenção.

obs.: Aqui em nossa cidade (Charqueadas) há profissional que utiliza a técnica milenar - o Massoterapeuta Luís Duro que, em breve, nos brindará com sua biografia e dados para contatos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A famosa lenda dos grãos de trigo

DIA DOS PAIS